Projeto realizado com recursos da Lei Complementar nº 195/2022. O Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado do RS apresentam Memórias Negras em Verbetes: Inventário Participativo de Referências Espaciais, Sociais e Simbólicas
.png)
Equipe segunda edição
Conheça os profissionais que realizaram este trabalho.

Gestor do projeto
Vitor Ortiz
Gestor Cultural e historiador formado pela UFRGS, criador do projeto Inventário Participativo de Viamão e autor do livro Histórias de Viamão - Personagens e fatos da Primeira República em Viamão, criador dos canais de podcast Desapaga POA e Histórias de Viamão, possui larga experiência na gestão de projetos culturais e assessora diversas instituições culturais do estado. Autor e organizador do audiolivro A Questão Negra em Porto Alegre: O Fio da História. Coordenou a execução da primeira etapa do projeto Memórias Negras.

Coordenação Técnica/Pesquisador
Pedro Vargas
Graduado em História e em Administração pela UFRGS, pós-graduado em museologia pela PUCRS, mestre em planejamento urbano e regional. Atua em museus e centros culturais desde 1990, tendo exercido diversas atividades, desde comissões de acervo a curadoria de exposições. Foi diretor do Memorial do Mercado e do Museu Joaquim José Felizardo. No campo do urbanismo foi membro da equipe do Projeto Monumenta-Porto Alegre e PAC das Cidades Históricas. É um dos idealizadores do Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre, e com Michele Cirne, é autor do projeto que possibilitou o registro da tradição Bará do Mercado. Foi conselheiro municipal de cultura e do conselho municipal do povo negro. É autor de diversos artigos acadêmicos e do livro A Relação Patrimonial na Restauração de Bens Culturais - o mercado de Porto Alegre e os caminhos invisíveis do negro.
.jpeg)
Pesquisador
Jonas Silveira da Silva
Possui Licenciatura em História e está atualmente cursando Bacharelado e Mestrado em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Seu foco de pesquisa no mestrado centraliza-se nos estudos da história do Congo, com ênfase em estudos africanos e conflitos diaspóricos relacionados ao colonialismo. Foi membro do Projeto Imprensa Negra Educadora (PINE) e, atualmente, é professor no município de Alvorada, na Escola Castro Alves, onde se dedica a promover uma educação crítica e inclusiva, refletindo sobre as experiências e narrativas da diáspora africana. Além de sua trajetória acadêmica, Jonas faz parte da comunidade espiritual Ile Axé Orixá Omi, que reside em Gravataí, enriquecendo sua compreensão sobre as intersecções entre cultura, história e espiritualidade.

Bolsista
Ana Carolina Aguilhera dos Santos
Estudante de História e Servidora Federal pela UFRGS. Trabalho na Divisão Acadêmica do Instituto de Biociências, local em que fui introduzida não só ao serviço público, como ao serviço na Universidade Pública. Como servidora, mas também como uma futura professora e pesquisadora de História, meu maior objetivo é experienciar diferentes estratégias/práticas a fim de aliar minhas formações acadêmica, pessoal e profissional, tendo como valor a defesa da democratização do acesso ao conhecimento.Atualmente, estou voltando minhas pesquisas e produções para a História do Pós-Abolição, contextualizando-o como um continuum dentro das nuances políticas, econômicas e sociais do Brasil República. Faço parte da Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial da UFRGS, que garante a efetivação da política afirmativa de cotas para negros dentro da Universidade.

Coordenação Técnica/Pesquisadora
Jane Mattos
Jane Rocha de Mattos tem formação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialização em História das Cidades pela Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS), mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Membra do GT Emancipação e Pós - Abolição da ANPUH/RS. Atua como docente na educação básica, atuando como pesquisadora nas temáticas de territórios negros, comunidades quilombolas urbanas e rurais, operariado negro em Porto Alegre no pós-abolição com a ênfase em trabalhadores bancários, mulheres negras e a história da capoeira em Porto Alegre. Atuou nos museus do Banrisul, Museu Joaquim José Felizardo e Museu Julio de Castilhos (RS).

Pesquisador
Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Junior
Natural de Porto Alegre, RS. bacharel em Comunicação Social (PUCRS); especialista em Teoria da Comunicação de Massa (PUCRS); especialista em Literatura Brasileira, (UFRGS); mestre e doutor em Antropologia Social (UFRGS); pesquisador sobre temas relativos à Cultura Afro-Brasileira; Laudos Histórico-Antropológicos, especialmente sobre comunidades tradicionais quilombolas. Responsável pela pesquisa histórico-antropológica que subsidiou a criação do Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre, patrocinado pela Unesco e Programa Monumenta; pesquisador sobre congadas e maçambiques, em especial sobre o Maçambique de Osório. pesquisador do universo social, histórico e simbólico acerca dos Territórios Negros Rurais e Urbanos; Integrante do IACOREQ-RS (Instituto de Assessoria às Comunidades de Remanescentes de Quilombo; Associação Religiosa e Cultural Maçambique de Osório.

Pesquisador
Marcelo da Cruz Côrtes
Possui graduação em História pela Faculdade Porto-Alegrense (2012) e mestrado em História pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Cursando Doutorado na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2018. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria da História, História do Anarquismo, História da Arte, Filosofia da História, História da Escravidão e do Racismo no Brasil. Atuando principalmente nos seguintes temas: projetos (movimentos) sociais no Rio Grande do Sul, cidadania, gestão, rádio comunitária, pesquisa histórica e arquivo público. Participante do Projeto Social Boxe-Afro-Americano Instituto - 52 Costellation EUA-Brasil. Integrante / Colaborador da - Rádio A Voz do Morro 88.3 FM. Participante do Movimento Social - Resistência Popular - Montador de artes visuais, com atuação na Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul (de 2006 a 2019). Integrante do Grupo de extensão da Economia da UFRGS - Capital e Estado.
.jpeg)
Administração, site e design
Juliana Bittencourt
Gestão e produção cultural, graduanda em administração.
Gestão, produção e Marketing dos canais de podcast Histórias de Viamão (Memória Cultural), Desapaga POA (Antirracista), Memórias Negras em Verbetes (Memória Negra de Porto Alegre).
Administrativo e gestão dos Festivais Porto Alegre em Cena, Virada Sustentável, Multiartes; Livro Tamoyo - O Time de Viamão, Caravana Cultural, Rock RS, Musica para todos, Festipoa Literária, Festival POA 2020,Clássicos do Rock Gaúcho; Arte Urbana na Virada, Livro Viamão 300 anos;